sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Cracker

"Cracker" é o termo usado para designar quem pratica a quebra de um sistema de segurança, de forma ilegal ou sem ética. Este termo foi criado em 1985 por hackers em defesa contra o uso jornalístico do termo hacker. O uso deste termo reflecte a forte revolta destes contra o roubo e vandalismo praticado pelo cracking.

Tipos de Cracker:


# Crackers de sistemas: piratas que invadem computadores ligados em rede.

# Crackers de programas: piratas que quebram protecções de software cedidos a título de demonstração para usá-los por tempo indeterminado, como se fossem cópias legítimas(warez e crack).
Phreakers: piratas especialistas em telefonia móvel ou fixa.

# Criadores de vírus, worms, trojans e outros malwares: programadores que criam pequenos softwares que causam danos ao usuário.

Piratas de programas: indivíduos que clonam programas, fraudando direitos autorias.

# Distribuidores de warez e crack's: webmasters que disponibilizam em suas páginas, softwares sem autorização dos detentores de direitos autorias.

Motivações dos Crackers


# Crackers digitais: agem principalmente com o objectivo de serem reconhecidos. Desejam tornar-se famosos no universo cyberpunk e para tanto alteram páginas da Internet, num comportamento muito semelhante aos grafiter’s, deixando os seus pseudónimos assinados. Alguns deixam mensagens de conteúdo político o que não deve ser confundido com o ciberterrorismo.

# Revanchista: funcionário ou ex-funcionário de alguma empresa que por qualquer motivo resolve sabotá-la com objectivo claro de vingança. Geralmente trabalharam no sector de informática da empresa o que facilita enormemente o seu trabalho já que estão bem informados das vulnerabilidades do sistema.

# Vândalos: agem pelo simples prazer de causar danos à vítima. Este dano pode consistir na simples queda do servidor (deixando a máquina momentaneamente desconectada da Internet) ou até mesmo a destruição total dos dados armazenados.

# Espiões: agem para adquirirem informações confidenciais armazenados no computador da vítima. Os dados podem ter conteúdo comercial (uma fórmula de um produto químico) ou político (e-mails entre consulados) ou militar (programas militares).

# Ciberterroristas: são terroristas digitais. As suas motivações são em geral políticas e as suas armas são muitas, desde o furto de informações confidenciais até à queda do sistema telefónico local ou outras acções do género.

# Ladrões: têm objectivos financeiros claros e em regra atacam bancos com a finalidade de desviar dinheiro para as suas contas.

# Estelionatários: também com objectivos financeiros, em geral, procuram adquirir números de cartões de crédito armazenados em grandes sites comerciais. Geralmente utilizam uma técnica chamada "Phising Scam", enviando por e-mail um programa que é executado por algum utilizador, tendo acesso às informações destes.

# Cracking: O acto de quebrar a segurança de um sistema, ao contrário do que é esperado, geralmente não é necessário nenhum brilhantismo hacker para o realizar, mas ficam a repetir uma série de tentativas a explorar as vulnerabilidades conhecidas do sistema alvo. Geralmente a maioria dos crackers são medíocres hackers.

# Cracking: O acto de quebrar uma senha ou criptografia através de bruteforce, técnica de "tentativa e erro", onde todas as possibilidades são tentadas.

# Cracking: é o nome dado a acções de modificações no funcionamento de um sistema, de maneira geralmente ilegal, para que determinados utilizadores ganhem algo com isso.

# Cracking: remover a protecção anti-cópia de software, com o objectivo de burlar licenças de uso. Crackers difundem, pela Internet, programas para gerar códigos seriais, patches, cracks e outros códigos para a liberação de softwares proprietários.

By: Hck_25 and AZ

Sem comentários: